Principais instrumentos digitais no segmento de automação

Conheça alguns dos principais instrumentos digitais para automação industrial

A automação industrial chegou para revolucionar a forma como lidamos diariamente com diferentes processos. Afinal, trata-se de um sistema automático no qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, realizando de forma automático e autônoma medições e introduzindo correções, sem interferência do homem. Contudo, para a automação ser eficiente, ela requer equipamentos adequados.

Pensando nisso, ao longo deste artigo listaremos alguns dos principais  instrumentos digitais no segmento de automação. O objetivo é mostrar alguns dos itens populares que mais colaboram para uma automação eficiente, profissional e confiável. 

1) Temperatura

Os instrumentos digitais para automação voltados à temperatura são muito importantes, à medida que inúmeros processos e tarefas no âmbito industrial requerem controle máximo de temperatura, seja ela quente ou fria. 

A importância desses acessórios é grande, pois qualquer alteração na temperatura pode comprometer o desempenho e qualidade do trabalho realizado. 

Entre os dispositivos mais comuns na medição e controle de processos de temperatura, podemos destacar os termômetros digitais de processo, nos modelos Gulterm 200i, Gulterm 500i e Gulterm 1000i.

Além destes, podemos listar também os termômetros digitais portáteis, os transmissores de temperatura e os calibradores de temperatura.

2) Pressão

 instrumentos digitais no segmento de automação

A pressão é outro fator extremamente importante em muitas operações no setor industrial, uma vez que uma medicação equivocada pode causar uma série de problemas, inclusive colocando em risco o bem-estar das pessoas. Não à toa, quando falamos em automação, sem dúvida os instrumentos digitais de pressão ganham bastante importância. 

No mercado, existem diversos tipos e modelos de produtos voltados à medição e controle de processos de pressão, sendo o principal deles os manômetros digitais de processo. 

Os manômetros são instrumentos utilizados para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados, divididos em dois tipos: os de líquidos e os de gases.

Entre os modelos mais comuns e confiáveis de manômetros digitais de processo, podemos destacar os modelos GULpress 1000, GULpress 1001, Gulpress 1000D e Gulpress 1001D. 

Por fim, além dos manômetros digitais de processo, podemos mencionar também os barômetros digitais, os manômetros digitais portáteis e os transmissores de pressão.

3) Umidade relativa

A umidade relativa é um fator comumente medido e analisado em diferentes segmentos da indústria, o que naturalmente dá mais importância aos instrumentos digitais de umidade relativa, especialmente em projetos voltados à automação industrial. 

Entre os instrumentos mais comuns, destacamos o termo-higrômetro digital, transmissores de umidade relativa, medidores de umidade de madeira e muitos outros. 

Instrumentos digitais na automação industrial: uma relação boa para todos

Agora que você conhece alguns dos principais instrumentos digitais no segmento de automação, sem dúvida fica mais fácil saber sua importância e quais modelos são indispensáveis. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Gulton e leia mais conteúdo como este. Até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *