Como montar um sistema de automação?

Conheça o que é um sistema de automação industrial e como montá-lo

Com o advento de novas tecnologias e métodos de trabalho, naturalmente as empresas e industriais se depararam com uma série de novidades, especialmente as relacionadas à automação industrial, que promete mais qualidade, autonomia e precisão. Com isso, uma pergunta natural vem sempre à tona: como montar um sistema de automação? 

Estamos falando de uma questão bastante válida e importante, uma vez que saber exatamente como montar um sistema de automação é fundamental para conseguir alcançar resultados satisfatórios, à altura do que as empresas precisam.

Tendo isso em mente, no artigo de hoje listaremos algumas dicas valiosas para quem deseja investir em automação industrial. Contudo, antes de mais nada, que tal conhecermos mais sobre o que é automação industrial? 

O que é automação industrial e qual sua importância?

Como montar um sistema de automação?

A automação, seja ela industrial ou não, é um sistema automático pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem que seja necessário contar com a interferência humana. 

Por se tratar de um sistema feito de forma autônoma e automatizada, naturalmente as vantagens atreladas a essas características são muitas, como diminuição dos custos, aumento na velocidade da produção, maior segurança e praticidade, entre outros benefícios. 

A automação industrial é tão importante que está presente em nossas rotinas e, muitas vezes, sequer percebemos. No metrô, por exemplo, podemos perceber como a automação está em cada detalhe, do momento em que as portas se abrem e fecham até o ato de aumentar/diminuir gradativamente a velocidade ao se distanciar/aproximar da próxima estação. 

Afinal, como montar um sistema de automação industrial?

A primeira coisa que você deve fazer ao montar um sistema de automação é analisar, através do suporte de um profissional, de que maneira é possível aplicar os conceitos da automação em sua empresa. 

Afinal, o alicerce da automação industrial está na tecnologia de ponta e na sua implementação de acordo com a necessidade de cada indústria. Uma indústria com equipamentos defasados não irá conseguir, claro, aplicar um eficiente sistema de automação. 

Portanto, para montar um sistema de automação industrial será preciso investir em novos equipamentos, na maioria das vezes. 

Tais equipamentos são fundamentais para assegurar um sistema mais eficiente, que otimiza o trabalho diário de maneira a precisar e melhorar o trabalho feito. 

Os equipamentos utilizados para montar o sistema de automação variam de acordo com as necessidades e demandas de cada indústria. Por exemplo, muitas empresas focam na automação industrial relacionada à medição e controle de processos de temperatura, pressão, umidade relativa e pH.

Nesses casos, há uma ampla gama de produtos que podem ser fundamentais na montagem de um sistema de automação, como termômetros digitais, transmissores e calibradores de temperatura; manômetros digitais, transmissores de pressão e nível; termo-higrômetro digital e transmissores de umidade relativa; medidores de pH e muitos outros. 

Montar um sistema de automação é fundamental para alcançar melhores resultados

Agora que você conhece melhor como montar um sistema de automação industrial e quais equipamentos podem ajudá-lo na busca pela implementação desse sistema, sem dúvida fica mais fácil dar o primeiro passo para investir na melhor solução para seu negócio. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Gulton e fique por dentro de mais novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *