Instrumentos de medição industrial mais comuns no mercado

Saiba também o que são instrumentos de medição industrial e sua importância; conheça alguns dos equipamentos mais populares na indústria

Os instrumentos de medição são extremamente importantes para uma série de aplicações, especialmente no setor industrial, onde eles são comumente utilizados. Por serem tão importantes, naturalmente foram desenvolvidos uma série de equipamentos e dispositivos para medição industrial. 

Com uma lista grande de instrumentos de medição industrial à disposição, fica um pouco difícil saber quais equipamentos são os mais populares e eficientes em seu propósito.

Pensando nisso, listaremos ao longo deste artigo alguns dos instrumentos de medição industrial mais comuns no mercado. 

O que são instrumentos de mediação industrial?

Instrumentos de medição industrial

É importante sabermos primeiramente o que são instrumentos de medição industrial, de maneira a compreender sua importância para os segmentos onde são aplicados. 

Tenha em mente, portanto, que os instrumentos de medição são itens responsáveis por controlar os processos industriais por meio de leituras interpretativas de medições físicas e químicas dos equipamentos.

Além disso, o processo de medição é um mecanismo exclusivamente industrial, principalmente porque tem como objetivo maximizar a operação e a eficiência dos equipamentos, assim como é vital para garantir a segurança dos sistemas onde são instalados. 

Conheça os instrumentos de medição industrial mais comuns

Os instrumentos de medição industrial são variados e, cada um deles, pode ter uma função específica, como medir temperatura, pressão, umidade relativa e pH, por exemplo. 

Entre os mais comuns, podemos listar:

  • Calibrador de temperatura;
  • Manômetro digital;
  • Termopares, termorresistências e sondas de temperatura;
  • Termômetro digital;
  • Termômetro industrial;
  • Transmissor de nível;
  • Medidores de pH. 

Esses são apenas alguns dos instrumentos de medição industrial mais comuns, cada um deles com uma função em específico. 

Os manômetros, por exemplo, são excelentes medidores de pressão, sendo uma ferramenta utilizada para medir a pressão dentro de um sistema de pulverização. Seu funcionamento se dá através de um ponteiro, que mostra a exata pressão dentro de um sistema fechado, seja de fluido, seja de gás comprimido. 

Outro exemplo citado de instrumento de medição é o termômetro, cuja função na indústria, claro, é medir a temperatura, sendo um equipamento fundamental para controlar, conferir e manter a temperatura ideal de um determinado sistema, impedindo problemas maiores. 

Já o medidor de pH é um equipamento de medicação industrial focado em medir a acidez ou a alcalinidade de uma solução. O pH é a unidade de medida que descreve o grau de acidez ou alcalinidade e é medido em uma escala que vai de 0 a 14. 

Todos esses instrumentos de medição são extremamente comuns no mercado e estão entre os itens mais vistos em aplicações e operações industriais dos mais diversos tipos. 

Instrumentos de medição: fundamentais no dia a dia

Agora que conhece mais sobre o que são instrumentos de medição industrial, sua importância e equipamentos mais comuns no mercado, sem dúvida fica mais fácil entender seu papel no âmbito industrial. 

Gostou do artigo? Acompanhe, então, o blog da Gulton para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *