Os medidores de pressão e seu papel no segmento industrial

Saiba mais sobre os medidores de pressão e sua importância para o segmento industrial; conheça alguns dos equipamentos mais conhecidos

A área industrial é, sem dúvida, um dos segmentos com maior variedade de peças, equipamentos, maquinários e tecnologia. Entre os principais itens, os medidores de pressão contam com um papel extremamente importante. 

É inegável que os medidores de pressão estão presentes no cotidiano de diferentes empresas, sobretudo nos processos industriais em que é necessário medir variáveis de pressão, temperatura e nível, por exemplo.

Sem os medidores de pressão, portanto, dificilmente seria possível realizar uma série de serviços, pelo menos não de forma eficiente, acurada e segura para todos. 

Entenda mais sobre a importância dos medidores de pressão

Os medidores de pressão e seu papel no segmento industrial

A medição e controle de pressão é uma das variáveis mais utilizadas e importantes nas mais diversas áreas do setor industrial. Através dela, pode-se deduzir inúmeros fatores, como volume, vazão e densidade, por exemplo.

Tenha em mente que a medição de pressão só foi possível à medida que a mensuração dos seus elementos pôde ser feita de maneira precisa, sem falhas.

O avanço da tecnologia digital nas últimas décadas foi um dos fatores responsáveis pela ótima capacidade de mensurar dos medidores de pressão, culminando em uma ampla variedade de equipamentos disponíveis no mercado.

Atualmente, é possível encontrar uma ampla gama de aparelhos voltados à medição de pressão, diferenciando-se de acordo com suas respectivas aplicações e forma de medir pressão.

Com tamanha variedade de itens à disposição, é essencial conhecer as características e especificidades de cada modelo, de modo a encontrar o medidor de pressão mais adequado para o que sua indústria precisa e busca. 

Como é feita a medição da pressão?

Os medidores de pressão são constituídos por três elementos principais: recepção, transferência e indicação.

A recepção tem como função receber a pressão a ser medida e transformá-la em força ou deslocamento.  

Já a transferência possui a finalidade de ampliar a força ou deslocamento do elemento de recepção. 

Por fim, a indicação recebe o sinal do elemento de transferência, podendo indicar ou registrar a pressão medida.

Juntos, esses três elementos tornam os medidores de pressão eficientes e, principalmente, confiáveis, tornando o dia a dia de trabalho nas empresas mais seguros. 

Equipamentos medidores de pressão mais comuns

Atualmente, sem dúvida alguma os manômetros são os principais instrumentos industriais utilizados como medidores de pressão.

O manômetro é um instrumento desenvolvido para medir a pressão atmosférica, de líquidos ou gases, podendo ser usado na determinação da velocidade de um fluido. 

Este tipo de dispositivo é capaz também de medir outros tipos de pressão quando o fluido está em movimento.

Entre os modelos mais comuns, podemos destacar os manômetros digitais de processo, manômetros digitais portáteis e transmissores de pressão – este último que serve como um complemento aos manômetros.

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Gulton para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *