Principais tipos de manômetros e suas aplicações

Fique por dentro de alguns dos tipos de manômetros que você precisa conhecer e descubra quais suas aplicações

Principais tipos de manômetros e suas aplicações

Os manômetros são medidores de pressão utilizados para medir a pressão de materiais líquidos ou gasosos ao calcular a força que exercem no estado de repouso. Esses equipamentos têm como função exibir a diferença entre a pressão na área a ser medida e a pressão do ambiente, que é conhecida como pressão manométrica.

Por serem tão importantes para os mais diversos processos, naturalmente surgiram diferentes tipos de manômetros, cada um deles desenvolvidos para aplicações específicas. 

Tendo em mente como é importante saber escolher o modelo de manômetro ideal, no artigo de hoje listaremos alguns dos seus principais tipos, detalhando suas características e aplicações mais comuns. 

Conheça alguns dos melhores tipos de manômetros digitais

Atualmente, os manômetros digitais de processos são os modelos mais modernos, confiáveis, eficientes e utilizados no segmento industrial, contudo, não são os únicos. 

Existe uma ampla gama de tipos de manômetros digitais de processo, os quais você confere a seguir. 

1) Manômetro digital de processo GULpress 1000

O manômetro digital GULpress 1000 é um instrumento de alta precisão de medição, sendo comumente indicado tanto para uso como padrão em laboratórios como para monitoração em campo. Desenvolvido com a mais moderna técnica de condicionamento de sinais e utilizando sensores piezoresistivos , o instrumento permite a amostragem de grandezas de pressão com alta resolução em um display de cristal líquido de 3½ dígitos.

Cada leitura do instrumento é o resultado de sucessivos cálculos de médias, eliminando efeitos de instabilidades causadas por ruídos e variações no processo. Além disso, esse modelo automaticamente registra os valores máximos e mínimos, bem como captura picos durante a consulta aos valores máximos e mínimos. 

Por fim, esse dispositivo conta ainda com a função Auto-Zero, que permite o operador zerar automaticamente o instrumento antes de sua utilização.

2) Manômetro digital diferencial de processo Gulpress 1000D

Assim como o modelo acima, o manômetro digital diferencial GULpress 1000D é um instrumento com alta precisão de medição, também indicado para uso padrão em laboratórios e monitoração em campo. E as semelhanças não param ai, pois esse modelo também é feito com a mais moderna técnica de condicionamento de sinais e utilizando sensores piezoresistivos, permitindo, porém, a amostragem de grandezas de pressão com alta resolução em um display de cristal líquido de 4 ½ dígitos ( -1999 a 1999 ). 

No que se refere à sua fabricação, o manômetro digital diferencial de processo 1000D é construído em uma caixa de aço inox Ø 100mm ou Ø 66mm, e pode ter flange traseira opcional.

Saiba ainda que esse modelos possui 2 entradas de pressão opostas em um bloco quadrado com 2 furos Ø 4mm que permitem fixação em superfícies, podendo ser macho ou fêmea nas medidas convencionais de roscas ou também conexões sanitárias.

3) Manômetro portátil digital Gulpress 100

O manômetro digital Gulpress 100 é um dispositivo de alta tecnologia, desenvolvido para substituir com vantagens as colunas manométricas. Devido ao seu tamanho e portabilidade torna-se uma opção prática e mais simples, um aparelho ideal para campo e laboratório.

Apesar de ser um produto portátil, esse modelo não perde em nada comparado aos manômetros de pressão tradicionais. 

Portanto, trata-se de uma opção interessante para quem busca aliar praticidade com eficiência, confiabilidade e qualidade na medição. 

Tipos de manômetros digitais: escolha o modelo ideal

Agora que conhece alguns dos principais tipos de manômetros digitais e suas aplicações, sem dúvida fica mais fácil escolher o modelo mais adequado para sua necessidade.

Gostou do artigo? Acompanhe o blog da Gulton para continuar lendo conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *