Medição de nível e seu papel na segurança do trabalho

Saiba mais sobre a importância de uma boa medição de nível e qual seu papel na segurança do trabalho

A medicação de nível é extremamente importante, já que através dela é possível identificar dados importantes e úteis no dia a dia de uma empresa ou indústria. Caso você trabalhe com esse tipo de variável, é preciso ficar atento desde a escolha do instrumento até o processo de medição em si. 

Isso porque a medição de nível correta e acurada é essencial, já que estamos falando de algo que pode ser decisivo para a segurança das pessoas no ambiente, especialmente quando ocorre algum problema na medição. 

Por isso, é vital sabermos mais sobre a medição de nível e seu papel na segurança do trabalho, de modo a conhecer a importância de equipamentos precisos e eficientes nas mais diversas instalações. 

O que levar em consideração na escolha dos equipamentos de medição de nível?

Medição de nível e seu papel na segurança do trabalho

Tenha em mente que, tão importante quanto a tecnologia no dispositivo e a escolha pelo instrumento que fará a medição, é escolher um produto que seja ideal para as características de aplicação e necessidades de instalação.

Um produto escolhido de forma criteriosa é fundamental para garantir seu máximo desempenho, de acordo com o sistema onde é inserido. 

Por exemplo, deve-se avaliar não apenas a capacidade de medição, mas, também, a resistência do instrumento diante dos desafios da medição de nível.

Levando tudo isso em consideração, sem dúvida você terá um ambiente mais seguro, que preza pela segurança do trabalho e bem-estar de todos. 

Cuidados com a medição de nível

Durante os processos industriais, especialmente os que envolvem a medição de nível, existem algumas intercorrências que afetam a confiabilidade da medição de nível, o que pode gerar alguns problemas ou desafios. 

É importante dizer que esses tais “desafios” não são problemas de fato, pois consistem em eventos inerentes aos processos industriais em que os medidores de níveis estão expostos.

Saiba, então, que os problemas podem afetar os processos industriais, à medida que interferem na rotina industrial, seja ao gerar alarmes falsos, transbordamentos ou até medições duvidosas.

Neste caso, entram os cuidados extras. Para evitar tais problemas, é preciso que a medição de nível esteja calibrada, revisada e livre de interferências. Dessa maneira, a produção transcorrerá perfeitamente, sem empecilhos, problemas e riscos à saúde e bem-estar das pessoas. 

A importância da medição de nível na segurança do trabalho

É sempre importante dizer que a medição de nível adequada, tomando todos os cuidados, é responsável por prevenir alarmes falsos, detectar vazamentos e transbordamentos, evitar incêndios, e muitas outras ocorrências. 

Por conta disso, trata-se de algo fundamental para as indústrias e para a segurança no trabalho nelas.

Já pensou ter que lidar com um vazamento acidental de um tanque de ácido causado por uma medição imprecisa de um instrumento? Seria desastroso e ofereceria inúmeros ricos, não é mesmo? 

Por isso, é essencial investir em uma qualificada medição de nível, tanto em dispositivos de qualidade como em cuidados adequados. 

Bônus: conheça o transmissor de nível hidrostático GTP 1000N

Caso esteja à procura de um dispositivo de alta qualidade e desempenho, o transmissor de nível hidrostático GTP 1000 N é uma escolha segura e confiável para sua indústria. 

Estamos falando de um produto ideal para medição de nível, volume e profundidade, que é feito em robusto aço inoxidável AISI 304, a fim de oferecer mais qualidade, segurança e eficiência no dia a dia. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Gulton para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *