Termômetros industriais: conheça os principais modelos

Saiba mais sobre os termômetros industriais e quais modelos você pode adquirir no mercado

Os termômetros são muito comuns em nosso dia a dia, desenvolvidos especialmente para mensurar a temperatura das pessoas e animais. Contudo, esses itens não são feitos exclusivamente para seres vivos, sendo também muito comuns no controle de processos industriais. 

Atualmente, existe uma ampla e vasta gama de termômetros industriais, desde modelos digitais até os portáteis, variando de acordo com a aplicação e necessidade de cada indústria. 

Por conta disso, no artigo de hoje falaremos mais sobre os diferentes tipos de termômetros, listando alguns dos modelos principais que estão à disposição no mercado. Confira!

Tipos de termômetros: modelos digitais

Os termômetros digitais são instrumentos comumente usados em empresas e indústrias, destinados a medir temperaturas em diferentes processos e produtos. 

Apesar de serem comuns no âmbito industrial, os termômetros digitais, em geral, podem ter aplicação industrial ou não. Contudo, independentemente da aplicação, são utilizados para monitoração constante e precisa das temperaturas de determinados dispositivos. 

Termômetros industriais: conheça os principais modelos

Os termômetros devem ser sensíveis a alterações de seu funcionamento, em função de sua temperatura e/ou ambientes que necessitam de cuidados com a temperatura.

Comumente, os termômetros são muito comuns na conservação de alimentos a baixas temperaturas em supermercados, laboratórios biológicos para cultivo de bactérias ou outras espécies; medição de temperatura em fundições, em alimentos em restaurantes ou indústrias, em processos químicos, em estruturas, em fornos e em produtos diversos.

Entre os modelos mais comuns, temos o termômetro infravermelho, que são dispositivos que medem temperatura sem contacto com o corpo/meio do qual se pretende mensurar a temperatura. Por exemplo, esse tipo de dispositivo é típico na medição da temperatura de metais incandescentes em fundições.

Existem também os modelos de termômetros que precisam do contato direto, que utilizam pontas sensoras, geralmente intercambiáveis, com modelos diferentes de sensores para cada aplicação.

Confira alguns dos modelos de termômetros digitais mais comuns:

Termômetros digitais portáteis

Os termômetros digitais portáteis têm a mesma função dos termômetros digitais acima, porém, têm como diferencial o fato de poderem ser mais facilmente manuseados e movidos. 

Confira agora alguns dos modelos mais comuns à disposição.

Termômetro Digital Gulterm 200

O termômetro Gulterm 200 é o mais preciso da linha, funciona com sondas usando como sensor uma termo-resistência PT-100 classe A, proporcionando excelente estabilidade e precisão.

Termômetro Digital Gulterm 180

O Termômetro digital Gulterm 180 é um instrumento compacto, robusto e muito sensível à variações de temperatura. Tem boa precisão nas medições e possui a sonda de imersão/penetração incorporada na caixa, não utilizando conectores. É indicado para o uso em cozinhas industriais, monitoração em sistemas de ar condicionado , processos industriais, etc.

Termômetro Digital Gulterm 700

O termômetro Gulterm 700 é um versátil aparelho destinado a medição de sinais oriundos de sondas que usam termopar tipo J. Tem boa precisão e rapidez nas medições. Possui mudança automática de faixas de medição, permitindo sempre a melhor resolução do display. Tem ainda uma tecla M que congela a leitura

Existem ainda muitos outros modelos de termômetros digitais portáteis à disposição, que podem ser encontrados na Gulton. 

Gostou do artigo sobre termômetros industriais? Então, acompanhe o blog da Gulton para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *