Aprenda como cuidar dos equipamentos de medição da sua empresa

Saiba mais sobre como cuidar bem dos seus equipamentos de medição com dicas úteis e práticas

Os dispositivos utilizados para medição e controle de processos são itens extremamente importantes do dia a dia de qualquer empresa ou indústria que os utiliza. Eles são responsáveis por garantir sistemas mais eficientes, seguros e confiáveis. Contudo, é preciso aprender como cuidar dos equipamentos de medição, de modo que funcionem bem e nunca te deixem na mão. 

Os equipamentos de medição são conhecidos no mercado pela precisão com que eles conseguem medir as mais diversas grandezas. É devido justamente a essa exatidão que é possível executar algumas das tarefas mais importantes dos processos industriais.

Entretanto, como você deve imaginar, é muito importante cuidar desses equipamentos, para que tenham longa vida útil e possam ajudar nos serviços e atividades da sua empresa. Além disso, trata-se de instrumentos que não são baratos, que estão envolvidos em tarefas ligadas à produção. Logo, quaisquer problemas podem afetar a produção do seu negócio ou causar a quebra desses aparelhos. 

Pensando em ajudá-los, listaremos a seguir algumas dicas que vão ajudá-lo nesse sentido. Confira!

Compre equipamentos de boa qualidade

O primeiro passo para cuidar dos equipamentos de medição é comprando produtos de alta qualidade, desempenho e eficiência. 

Aprenda como cuidar dos equipamentos de medição da sua empresa

Sem dúvida, adquirir instrumentos de medição de boa qualidade garante uma vida útil maior, bem como evita ajustes, consertos e manutenção com elevada frequência, o que também gera gastos. 

Muitas vezes, os problemas nos equipamentos de medição não são culpa dos funcionários ou dos cuidados adotados pela empresa, mas, sim, da qualidade do produto, que acaba afetando seu bom funcionamento e do sistema onde está inserido. 

Isto é, os instrumentos de medição nível só vão durar  e funcionar adequadamente se tiverem uma boa procedência. A dica é, portanto, encontrar uma empresa confiável, que possa fornecer produtos de primeira linha e com garantia de qualidade, como é o caso dos produtos disponibilizados pela Gulton, por exemplo. 

Calibre os instrumentos periodicamente

Independentemente da qualidade dos instrumentos de medição, uma coisa é certa: eles precisam ser calibrados periodicamente para que funcionem bem, sem sustos ou problemas. 

Tenha em mente que é extremamente normal que eles sofram um desgaste gradual com o passar do tempo. Esse é um processo que acontece com todo tipo de equipamento.

Por isso, se faz necessário investir na calibragem, que varia conforme a frequência de uso dos instrumentos. Por exemplo, se ele for usado com baixa frequências, especialistas recomendam que o procedimento seja realizado anualmente.

A dica é se informar sempre com a fabricante ou com a empresa onde adquiriu o produto, a fim de saber exatamente qual a periodicidade da calibragem.

Use os equipamentos de medição de maneira adequada

Todo e qualquer aparelho de medição conta com normas de uso, que visam instruir os responsáveis sobre a melhor forma de utilizá-los. 

Por isso, para cuidar dos equipamentos de medição, é vital seguir todas as recomendações do fabricante. 

Sempre veja quais as temperaturas mínimas e máxima de uso do equipamento, qual o jeito certo de usá-lo, como deve ser feita a higienização, entre outras questões. 

Fazendo isso, com certeza você cuidará da forma correta dos seus equipamentos de medição e controle de processos. 

Gostou do artigo com algumas dicas sobre como cuidar dos equipamentos de medição? Então, acompanhe o blog da Gulton para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *